Há quase um ano e meio, o município de Retirolândia, localizado na região sisaleira, não possui registro de Crime Violento Letal Intencional (CVLI). O Tenente-Coronel PM Antônio Batista Macedo Júnior, comandante do 16° Batalhão de Polícia Militar, que tem sede em Serrinha, acredita que um dos motivos da redução se deve à instalação da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO).
“A diminuição de homicídios está relacionada com a base da CETO no município, instalada em janeiro deste ano, além do apoio da prefeitura de Retirolândia e investimentos do Governo do Estado, pois recebemos duas viaturas, aumento do efetivo e armamento”, comemora o Ten Cel PM Macedo.
De acordo com o comandante do Batalhão Sisaleiro, atualmente as ocorrências registradas na cidade estão relacionadas à perturbação do sossego.
“A perturbação do sossego alheio é algo que estamos coibindo, principalmente após a lei municipal que proíbe os chamados ‘paredões’”, comentou ao Portal Massapê.
A publicação foi feita no Diário Oficial (DO), em 2021, dois dias após o assassinato do soldado da Polícia Militar, Gilson Rodrigues Pereira, que estava de folga e foi baleado em uma festa de motociclistas. O caso, no entanto, não foi citado no decreto municipal.
No documento, o prefeito Alivanaldo Martins dos Santos conhecido por Vonte afirma que a realização desses eventos prejudica a qualidade ambiental do local, além da saúde e segurança da população. Também no documento, o prefeito informou que as festas ‘paredões’ causam prejuízos sociais e econômicos para a população e para a cidade de Retirolândia.
Redação
Foto Retirolândia: Raimundo Mascarenhas
Foto Paredão: SSP