Após ficar de quatro na mesa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no final do ano passado, a cantora Tertuliana, conhecida como ‘A Travestis’, revela que a dança erótica teve o objetivo de ensinar às pessoas que o funk e o pagode devem ser valorizados como cultura popular.
Em um vídeo que circula na internet, a artista sobe na mesa e realiza a performance da música ‘Murro na Costela’ durante um seminário na universidade pública. Cantando seu principal single, Tertuliana faz menção ao ato sexual. A revelação foi dada ao videocast Fervo das Cores, do iBahia.
“Primeiro, eu fiz uma roda de conversa com todos os alunos presentes e, em seguida, realizei a performance. Poxa, geralmente as professoras são chatas e só escutam MPB. Eu sou pagodeira, sou funkeira. Quero ir pra sala de aula e agir como funkeira. Por que tenho que agir como uma pessoa classista? As expressões da periferia são vistas de forma negativa na sociedade”, destaca ‘A Travestis’.
A artista, que também faz mestrado em Cultura e Sociedade, ainda afirma que é importante impactar a sociedade para reconstruir os modelos instaurados historicamente. “Eu queria ensinar que o funk e o pagode podem e devem ser valorizados como cultura popular”, afirma.
A Travestis explica outras polêmicas no videocast Fervo das Cores
Em 2021, a cantora se envolveu em outra polêmica ao queimar uma bandeira do Brasil durante uma apresentação em Feira de Santana, cidade que fica a 100 km de Salvador. O protesto aconteceu enquanto a artista cantava a música ‘Abaixa o preço do gás’. Fãs presentes na casa de show aplaudiram e gritaram em sinal de apoio.
“Na época, vivíamos sob o governo Bolsonaro e carecíamos de políticas públicas e apoio para a população trans e travesti. Queimar a bandeira significa denunciar as mazelas que enfrentamos. Eu quis chamar a atenção sobre os crimes praticados contra travestis no Brasil”, revela.
O videocast, que já é conhecido por abordagens informativas sobre temas ligados à população LGBTQIAPN+, mergulhou no universo de vivências trans e travestis. Os convidados da semana foram a cantora Tertuliana Lustosa e o produtor audiovisual João Hugo. A atração é comandada por Victor Silveira e Jonattas Neri. Já a direção e edição é de Lucas Andrade.