A Prefeitura de Feira de Santana realizou na ultima quinta-feira (15) a assinatura do Termo de Anuência e o início do processo de doação do terreno do antigo Serviço de Integração de Migrantes (SIM) para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que atualmente já funciona no prédio.
O Professor Josué Melo, que é presidente do SIM, do qual o terreno era patrimônio, participou da cerimônia. Ele explicou ao Acorda Cidade que o terreno foi doado pela prefeitura ao SIM e que por isso foi necessária a anuência da prefeitura para realizar a cessão.
De acordo com o professor, o terreno foi doado ao SIM em 1988, com 54 mil metros quadrados e está avaliado atualmente em cerca de 134 milhões de reais. Segundo ele, o local merece ser transformado em uma Universidade Federal de Feira de Santana.
“A UFRB veio para Feira de Santana há 10 anos, implantou uma unidade que hoje reúne 11 cursos, sendo sete de graduação e quatro de pós-graduação, então nós entendemos que chegou a hora de transformar essa unidade numa Universidade Federal de Feira de Santana. Para fazer essa doação eu precisava da autorização da prefeitura, por que o terreno originalmente foi doado pela prefeitura e hoje aconteceu essa assinatura”, afirmou.
O prefeito Colbert Martins da Silva Filho destacou que futuramente o terreno deverá abrigar uma Universidade Federal de Feira de Santana. Colbert informou que esteve em Brasília e solicitou ao senador Ângelo Coronel a rubrica própria na LDO do ano que vem para que se tenha recursos próprios para a instalação dessa universidade futuramente.
“Hoje o serviço de integração do migrante já não existe mais e como a doação tem finalidade específica, estamos dando o termo de anuência para que o terreno seja cedido. Agora o documento vai para o cartório e o cartório faz a transferência para a UFRB. Em dezembro eu assinarei a cessão definitiva”.
A reitora da UFRB, Georgina Gonçalves dos Santos, agradeceu a doação do terreno. Segundo ela, esse é um dia importante para Feira.
“O prefeito fez um ato de generosidade importante. Hoje nós vimos uma confirmação de desejo da sociedade civil organizada de Feira de Santana de avançar numa estratégia de ensino superior. Estamos muito contentes”, afirmou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade