Após 12 anos, a Prefeitura de Queimadas voltou a oferecer transporte universitário para estudantes. A primeira viagem aconteceu na segunda-feira (3). Para inaugurar a novidade, o prefeito Ricardo Lopes (PSD) fez questão de cumprimentar os alunos.
O transporte está disponível para Santaluz e Conceição do Coité, e o cadastro aconteceu até a segunda-feira, na Secretaria de Educação de Queimadas – pasta responsável pela organização da novidade.
O transporte universitário foi promessa de campanha do prefeito Ricardo Lopes. Nas redes sociais, elogios: “Nossos jovens agora têm apoio total na sua jornada educacional de ensino superior”, comentou um internauta.
CONTRAMÃO
A disponibilidade do transporte em Queimadas vai na contramão do que está acontecendo em Santaluz, por exemplo. Lá, estudantes reclamam que a Secretaria da Educação não está colocando a ação em prática desde outubro.
Foi por meio de uma carta aberta e anônima divulgada na semana passada que os universitários resolveram expor a situação. “Não podemos permitir que a falta de transporte se torne um obstáculo para o futuro de tantos jovens que buscam conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional”, disseram.
“Atualmente, muitos estudantes estão expostos a enfrentarem dificuldades para chegar à instituição de ensino. A falta de um transporte pode gerar atrasos, absenteísmo e, em muitos casos, a desistência de cursos. É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda tenhamos que lidar com essa questão que poderia ser resolvida com um planejamento adequado e investimentos necessários”, completaram, na carta.
A Prefeitura de Santaluz prometeu regularizar o problema, após realizar uma licitação – o que deve ocorrer até março.
noticiasdequeimadas