A Polícia Federal cumpre 141 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (25) em uma operação nacional contra o armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. Denominada ‘Terabyte’, a ação ocorre em todas as unidades da federação, com apoio das Polícias Civis estaduais.
Conforme a PF, a operação é coordenada pela equipe de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil e envolve mais de 750 policiais, contando ainda com a colaboração da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations–HSI). A PF informou que o objetivo principal é prender abusadores sexuais de crianças e adolescentes que atuam na internet.
O nome ‘Terabyte’ foi escolhido, conforme explicado pela PF, em referência à grande quantidade de dados investigados, já que um terabyte equivale a 1.000 gigabytes, simbolizando o foco na apreensão de material de abuso sexual infantil em grande escala.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a Polícia Federal já havia cumprido 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais. A PF alerta ainda sobre a importância de os pais monitorarem e orientarem seus filhos para evitar riscos no ambiente virtual e físico.
Notícias de Santaluz