29 de setembro de 2024 | FEIRA DE SANTANA

Pesquisar
Close this search box.

Pé de Chinesa: novela fake com Jade Picon e Davi Brito agita a web; entenda

pedechinesa_widelg

Não ‘vem aí’! Nesta terça-feira (27), a expressão “Pé de Chinesa” viralizou nas redes sociais, se tornando um dos assuntos mais comentados do dia. Tudo começou como uma brincadeira de internautas, que “escalaram” Jade Picon e Davi Brito como os protagonistas de uma novela fictícia, cuja autoria foi atribuída à Gloria Perez. Obviamente, tudo não passou de uma fic [uma abreviatura de “fanfic”], fiction de fã, uma narrativa ficcional escrita e divulgada por fãs.

A trama imaginária logo ganhou força, sendo intitulada “Pé de Chinesa” pelos usuários do X/Twitter, que fizeram uma clara alusão ao estilo de produções passadas da TV Globo. Inclusive, os internautas criaram uma abertura fictícia para a novela, inspirada na produção “Caminho das Índias” (2009), com o uso da música “Lig-Lig-Lig-Lé”, interpretada por Ney Matogrosso, que havia sido trilha sonora de outra novela da emissora, “Negócio da China” (2008).

O rumor cresceu tanto que chegou até Gloria Perez, que, em entrevista à revista Caras, desmentiu qualquer envolvimento com a suposta novela, chamando a situação de “besteirol”. A autora deixou claro que não está desenvolvendo nenhuma obra com esse título e que tudo não passou de uma invenção da internet.

A piada, no entanto, seguiu viralizando, chegou ao Tiktok e gerou debates na web. Enquanto alguns internautas destacaram o tom humorístico e nostálgico da situação, outros apontaram questões problemáticas. O principal alvo de críticas foi a reprodução de estereótipos sobre a cultura chinesa, além da ausência de representatividade asiática no elenco fictício que foi imaginado pelos internautas.

BNews