8 de abril de 2025 | FEIRA DE SANTANA

Moradores denunciam envenenamento de cães na zona rural de Serrinha

c1

Moradores da comunidade de Intrude, na zona rural de Serrinha, denunciam uma série de mortes de cães por envenenamento. A situação tem gerado preocupação entre os moradores, que pedem a intervenção das autoridades para coibir esse crime.

As informações foram repassadas ao Portal Aílton Pimentel por um dos tutores que perdeu seu animal de estimação devido ao envenenamento. Segundo relatos, vários cães já foram vítimas dessa prática cruel, mas, até o momento, muitos proprietários dos animais ainda não tiveram coragem de formalizar uma denúncia.

“Eu gostaria de fazer uma denúncia. Aqui no povoado de Intrude, em Serrinha, Bahia, está acontecendo uma matança de cães por envenenamento. Vários vizinhos tiveram seus animais mortos, mas, até então, ninguém teve coragem de denunciar. Hoje, aconteceu com o cachorro do meu irmão, que morreu por envenenamento. Quero que as autoridades tomem providências, pois é muito difícil passar por isso. Criamos nossos bichos de estimação com carinho, e ver alguém matando dessa forma é revoltante”, declarou uma moradora da comunidade ao site.

Foto: Enviada pelo tutor


Crime e penalidade

Matar cães e gatos de forma intencional é crime no Brasil. A Lei nº 14.064/2020, que alterou a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais, para quem cometer maus-tratos contra esses bichos.

Se o crime for cometido com crueldade extrema, a pena pode ser ainda maior. As denúncias podem ser feitas à polícia, ao Ministério Público ou a órgãos de defesa dos animais.

A população de Intrude pede a investigação do caso e medidas eficazes para evitar novos casos de envenenamento na região.