22 de novembro de 2024 | BAHIA

Pesquisar
Close this search box.

Lula diz que não há interesse em ‘devolver o patrimônio’ ao criticar imposto sobre herança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a política de imposto sobre heranças no Brasil, comparando-a desfavoravelmente com a dos Estados Unidos. Lula destacou que nos Estados Unidos, o imposto sobre heranças chega a 40%, incentivando empresários a fazer doações significativas para instituições educacionais e de pesquisa. Em contrapartida, no Brasil, a taxa é de apenas 4%, o que, segundo o presidente, não estimula uma cultura robusta de filantropia.

A fala do presidente ocorreu durante a comemoração dos 10 anos do campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri, São Paulo. No qual o terreno de 640 hectares foi doado pelo escritor Raduan Nassar.

“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações”, afirmou Lula.

Na sequência, o presidente voltou a criticar a taxa de imposto cobrado sobre a herança no país. “Aqui no Brasil não tem ninguém que faça doação, porque o imposto sobre herança é nada, é 4%”, completou Lula. Ainda conforme o presidente, essa cultura de filantropia e doações destinadas às universidades nos Estados Unidos contribui para o fortalecimento da educação, para além dos investimentos do governo.

Bahia.ba