O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na terça-feira (22) que será o candidato da direita à Presidência da República em 2026.
A declaração foi feita em entrevista após almoço com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que vem sendo apontado como presidenciável.
Ao responder sobre o pleito nacional de 2026, ele reforçou que vê sua inelegibilidade como perseguição. Questionado se quem disputaria seria ele ou Tarcísio, respondeu, em referência ao seu próprio nome do meio: “O nome é Messias”.
“O candidato a presidente é Bolsonaro”, reforçou Tarcísio.
Bolsonaro afirmou ainda que, caso consiga reverter sua inelegibilidade, ganharia de Lula em 2026. “Eu tenho certeza de que eu ganho.”
“Quem é o substituto de Lula na política? Não tem. De Bolsonaro? Tem um montão por aí. Eu colaborei a formar lideranças, estou muito feliz com isso”, disse o ex-presidente.
Declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral no ano passado, Bolsonaro não poderá figurar nas urnas eletrônicas pelo menos até 2030.
Ele foi condenado por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação, acusado de disseminar mentiras sobre o processo eleitoral em uma reunião com embaixadores e de utilizar o evento de comemoração do Bicentenário da Independência para fins eleitorais.
noticiasdesantaluz