30 de abril de 2025 | FEIRA DE SANTANA

Idoso é preso após atirar no próprio filho durante briga familiar em Santa Luz; Homem de 80 anos alega legitima defesa

WhatsApp Image 2025-04-28 at 21.19.58

Um caso chocante de violência familiar terminou com a prisão de um idoso de 80 anos na tarde desta segunda-feira (28), no povoado Tanque do Simão, zona rural de Santa Luz, na região sisaleira da Bahia. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar por volta das 16h50.

Segundo informações da ASCOM do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a guarnição do 1º Pelotão foi acionada após denúncia de disparo de arma de fogo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram um homem de 42 anos ferido no braço direito. A vítima relatou que o autor do disparo teria sido o próprio pai.

O suspeito foi localizado em sua residência, onde os policiais também apreenderam duas espingardas. Em depoimento preliminar, o idoso alegou ter agido em legítima defesa, afirmando que o filho teria tentado contra sua vida e de seu irmão.

Segundo o idoso, o disparo foi feito durante uma briga familiar, quando o ele tentou proteger o irmão, de 76 anos, que estaria sendo agredido pelo sobrinho. O pai ainda relatou à polícia, que o filho, de 43 anos, costuma ingerir bebidas alcoólicas e provocar confusão em casa. Na tentativa de conter a agressão ao irmão, o idoso utilizou uma espingarda artesanal, conhecida como “bate bucha”, e atingiu o filho no braço.

A vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU e encaminhada ao hospital municipal para atendimento médico. Já o autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Santa Luz, onde foi apresentado juntamente com as armas apreendidas. Conforme informado pelos socorristas à Polícia Militar, a vítima não corre risco de morte.