O Grupamento Especial de Proteção à Mulher (Geprom), da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santaluz, promoveu nesta segunda-feira (26) uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação faz parte do ‘Agosto Lilás’, campanha nacional que visa combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Ao longo do mês de agosto, a GCM está realizando diferentes atividades, como palestras e rodas de conversa, em parceria com outras entidades do município. O objetivo é orientar e incentivar as mulheres a denunciarem casos de violência. Além disso, a iniciativa busca conscientizar a população sobre como identificar e agir em situações de violência patrimonial (relacionada a bens e dinheiro), moral (insultos e humilhações), psicológica (ameaças e intimidações), sexual e física.
Dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mostram que o Brasil é o quinto país com maior número de assassinatos de mulheres no mundo. O levantamento revela que, a cada seis horas, uma mulher é morta por feminicídio (quando o crime ocorre pelo fato de a vítima ser mulher).
Além disso, três em cada dez mulheres no Brasil já sofreram algum tipo de violência doméstica, como agressões físicas ou ameaças. Outro dado alarmante é que, a cada seis minutos, uma mulher ou menina é vítima de violência sexual no país. Diariamente, 75 casos de importunação sexual são denunciados, o que mostra a gravidade da situação.
“Nosso objetivo é ajudar as mulheres a entenderem que não estão sozinhas. Elas têm direitos e podem denunciar qualquer forma de violência, inclusive utilizando os canais de atendimento da GCM, que conta com um grupamento especial para esses casos. Estamos trabalhando em conjunto com outras instituições para fortalecer essa rede de apoio e enfrentamento, além de conscientizar a sociedade sobre a importância de combater esses crimes”, afirmou o diretor-comandante da Guarda Municipal de Santaluz, Hugo Ribeiro.
Notícias de Santaluz