Mensagens falsas sobre suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão sendo usadas por criminosos para enganar motoristas em diferentes partes do Brasil. O alerta foi feito pela Associação Nacional dos Detrans (AND).
O esquema funciona assim: mensagens enviadas por SMS, WhatsApp ou e-mail levam as vítimas a acessar links que imitam o sistema oficial GOV.BR, do Governo Federal. Nessas páginas falsas, são exibidas informações fictícias sobre infrações e multas, solicitando dados pessoais e oferecendo uma suposta “regularização”.
Casos já foram registrados em estados como São Paulo, Bahia, Paraná e Minas Gerais. Segundo Givaldo Vieira, presidente da AND, os motoristas devem confiar apenas nos canais oficiais dos Detrans, como correspondências identificadas enviadas pelos Correios ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A orientação para evitar o golpe é direta: nunca clique em links enviados por mensagens. “Em caso de dúvida, consulte os canais oficiais ou entre em contato com o Departamento de Trânsito do seu estado para verificar a veracidade das informações”, reforça Vieira.
Notícias de Santaluz