10 de abril de 2025 | FEIRA DE SANTANA

Formação das forças de segurança que atuarão no Carnaval 2025 é promovida com foco em direitos humanos

Fotos-Rafique-Reis-AscomSJDH-1

Com o objetivo de preparar os profissionais de segurança que vão atuar no Carnaval 2025, para garantir a proteção de públicos em situação de vulnerabilidade, as Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Segurança Pública (SSP) promoveram uma capacitação focada em direitos humanos para 1.200 policiais militares, civis, bombeiros e peritos técnicos. 

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) participou da atividade com palestras sobre enfrentamento à violência, baseadas em gênero e na garantia dos direitos da população LGBTQIAPN+.

A edição integra o conjunto de ações preventivas do projeto ‘Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia – Carnaval 2025′.A programação inclui atividades presenciais e virtuais, com policiais de diversas cidades baianas, escalados para atuar na festa soteropolitana.

A formação visa orientar os policiais a atuar sob a perspectiva do atendimento humanizado, utilizando mecanismos legais e ferramentas institucionais para combater as diversas formas de violência e violações de direitos.

Mas por que essa capacitação é tão importante?

O Carnaval é um momento de celebração, mas também de grandes aglomerações, portanto, de exposição a riscos. Crianças podem se perder, pessoas idosas podem precisar de assistência, e grupos vulneráveis podem enfrentar discriminações ou violação dos seus direitos. A capacitação de profissionais da segurança pública é um passo importante para garantir que a festa seja segura, inclusiva e respeitosa, porque eles têm contato direto com as diversas situações de violações de direitos. A formação de agentes de segurança é também uma oportunidade para mudar a percepção que muitas pessoas têm sobre o policiamento. Ao incorporar práticas mais humanizadas e sensíveis, policiais se tornam não apenas protetores da ordem, mas, também, defensores cotidianos dos direitos humanos.

Com informações de Anderson Oliveira/GOVBA

Foto: Divulgação SPM