O cantor França, ex-vocalista da banda cearense Mastruz com Leite, está a todo vapor na maratona de shows para o período junino.
Uma das apresentações acontece neste sábado (08), no Arraiá das Pedras em Teofilândia, na região sisaleira.
Com uma voz inconfundível, França imortalizou sucessos como “Na Ponta do Pé”, “Aboio Pra Ninar Morena”, “Saga do Vaqueiro”, “Pra Ninar Morena” e “Cavalo Lampião”, entre outras canções.
Arquivo Record: 1997
Em entrevista exclusiva ao Portal Massapê, França falou sobre as mudanças no cenário do forró ao longo dos seus 35 anos de carreira.
“Muitas mudanças aconteceram, até porque um ritmo é passível de criar outros ritmos. Luiz Gonzaga criou o baião, o xote e, a partir disso, surgiram o piseiro e o forró das bandas eletrônicas. Nosso ritmo está passando por um processo bacana, mas precisa crescer muito, pois só é solicitado no São João, e precisamos que seja reconhecido o ano inteiro”, disse França.
O artista também comentou sobre os artistas que não são de forró e acabam fazendo parte da programação de várias festas juninas.
“Vejo essa situação com muita tristeza, pois o forró não entra em outras situações, como rodeios, pagodes e funk, que acabam sendo inseridos na programação e as pessoas acham normal. Não é normal! São João é forró”, lamentou França.
Ele mencionou ainda que a entrada dessas bandas reduz drasticamente os contratos dos forrozeiros, que têm apenas um período para aumentar sua agenda.
“Nossos shows ficam sacrificados, pois entram em rota de colisão com outros ritmos e, consequentemente, perdemos espaço”, finalizou.
Redação