Uma equipe de Engenharia da Embasa, dos escritórios de Alagoinhas e Tucano, realizou na quarta-feira (27) estudos de campo nas comunidades de Areal e Campo Grande, localizadas entre os municípios de Santaluz e Araci, na região sisaleira da Bahia. A solicitação para as medições foi feita pela Associação do Miranda, em parceria com o mandato da deputada estadual Fátima Nunes (PT), em outubro deste ano.
Os trabalhos abrangeram as localidades de Alto Vermelho, Riacho das Pedras, Acarú, Lagoa do Ichu, Lagoa Nova, além de Campo Grande, Vila Cornélio e a extensão até o Campo Grande de Cima. A próxima etapa será a elaboração do projeto técnico, que passará por trâmites internos da Embasa para validar a viabilidade do abastecimento de água na região.
Além disso, a Associação do Miranda já havia solicitado, em 2023, a expansão do fornecimento de água para outras comunidades como Lagoa Escura, Assentamento Bela Vista, Olhos D’água e Lameiro Grande. Conforme a Associação, o levantamento para esse projeto também já foi feito, com viabilidade técnica aprovada, aguardando liberação para execução.
A Associação do Miranda, que representa diversas comunidades da zona rural de Santaluz, afirmou que tem se empenhado para transformar essas demandas em soluções concretas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Segundo a associação, enquanto a universalização da energia elétrica já foi conquistada, agora o foco é garantir a integralidade do Sistema de Abastecimento de Água, por meio do SIAA Araci Norte, atualmente abastecido pela bacia de Tucano.
O SIAA Araci Norte atende atualmente mais de 80 localidades, incluindo a sede de Araci, além de povoados e distritos de Tucano, Araci e uma localidade de Santaluz. Para reforçar o sistema, está sendo implantado o terceiro poço na bacia de Tucano, o que deve garantir maior estabilidade e atendimento.
Uma das principais expectativas dos moradores da região é a conclusão do projeto que levará abastecimento de água ao povoado Lagoa Escura, passando por Antônio Conselheiro, Tapinha, Tombador e chegando até o povoado Serra Branca, que ainda não conta com água encanada. O projeto, resultado de uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado, está em fase de execução e representa um grande avanço para a região.
Notícias de Santaluz