Às vésperas do aniversário de 91 anos de emancipação política de Conceição do Coité, a pré-candidata a prefeita da cidade, Val (PSD), e seu pré-candidato a vice, vereador Betão (PSB), receberam a deputada federal Lídice da Mata (PSB) e diversas lideranças em um encontro político na cidade. Val lembrou da sua trajetória como mulher, camelô, agente no campo da política, e quando foi a primeira vice-prefeita da história da cidade, acumulando também o cargo de secretária de Ação Social.
Ela não poupou críticas à atual gestão municipal. “Não tá bonito para Coité. Município com 91 anos de emancipação ter um prefeito que não mora em Coité, uma cidade que não tem prefeitura. Val e Betão têm quatro anos percorrendo o município. Eu não fiquei um mês sequer fora do município sem visitar cada família”, disse.
“Se o prefeito passou quatro anos desinteressado por esse povo, imagine mais quatro anos?”, questionou.
“Estar prefeita não será troféu. Não se governa só, se governa com o povo. Um aviso aos homens: fizemos muita campanha para vocês, mas agora será a vez das mulheres”, completou ao chamar as pré-candidatas a vereadora do grupo e arrancar aplausos do público presente.
Betão relembrou o seu caminho na política de Coité, os desafios enfrentados e seu apoio firmado com o deputado Alex da Piatã (PSD). O vereador por seis mandatos na cidade comentou que não foi fácil seu ingresso no PSB e o quanto sofreu acusações infundadas do seu antigo partido. “As costas são largas, o coração é grande e a vontade de trabalhar por Coité é maior ainda”, apontou.
“O PSB vai crescer e vai se tornar forte em Coité. Você tem a seu lado um cabra bruto, que questiona, mas é leal”, completou.
Lídice da Mata, presidente estadual do PSB, agradeceu a receptividade em solo coiteense. “Cada dia vamos trabalhar mais por Coité. Eu sou uma pessoa que trabalha na ideia da unidade. Sempre tive essa ideia. Reconheço que em alguns momentos há entraves. Mas temos que unir o povo de Coité. Eu sofri muita pressão, mas é uma mulher, temos que dar oportunidade, e estaremos juntos no time de Jerônimo e de Lula”, disse.
Lídice, que foi a primeira e até então única prefeita da história de Salvador, disse que sente esse momento para a história de Coité e reafirmou que Val a terá como uma parceira na futura gestão.
Durante sua fala, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), liderança política da cidade, apontou os avanços a longo prazo para Coité com a unidade PSD e PSB. “Nós somos os times e a gente traz benefícios para a cidade. Mais de 4 mil famílias recebem água potável, por exemplo, graças ao nosso trabalho”, disse ao lembrar das parcerias com os governos estadual e federal, com os deputados do grupo e também senadores.
Alex também criticou a gestão do atual prefeito da cidade, Marcelo Araújo (UB). “Esse prefeito é o que menos investe em Saúde. Diferente do que fizemos quando estivemos à frente da secretaria da Saúde do município.”
O deputado estadual destacou o momento da mulher na política, que Lídice da Mata é uma inspiração e tem a certeza de que Val será a primeira prefeita coiteense.
O deputado federal Gabriel Nunes, votado na cidade, enalteceu a figura de Val. “Fico admirado com a força de vontade e como ela quer colocar Coité no trilho do sucesso. Val não está sozinha. Ela está com um time que quer o progresso de Coité. Ela tem um grande homem, Betão, que faz muito pela cidade. Uma dupla invejável e de seriedade”, disse o parlamentar.
Além do PSD e PSB, o evento também contou com representantes do PP, MDB e Avante, que devem fazer parte da futura coligação.
Val tem feito com Betão uma série de eventos chamada de Fala Aí. Nos distritos e localidades, eles ouvem as demandas dos munícipes.