5 de outubro de 2024 | BAHIA

Pesquisar
Close this search box.

Eleição acirrada com briga de família em São Gonçalo: pesquisa da Economic aponta empate técnico com virada para Furão mas pesquisa da Séculus reforça liderança de Tarcísio

boa

As pesquisas para a corrida eleitoral para prefeitura de São Gonçalo dos Campos mostram que a disputa será bastante acirrada.

Uma pesquisa realizada pela ECONOMIC Consultoria, contratada pelo site O Protagonista, aponta um cenário de empate técnico nas intenções de voto para a prefeitura de São Gonçalo dos Campos, entre o atual prefeito Tarcísio (União Brasil) e Furão (PSD). O levantamento sugere uma tendência de virada a favor de Furão, que tem 33,38% das intenções de voto. Tarcísio ainda lidera com 37,88%, uma vantagem beirando a margem de erro, que é de  3% (três pontos percentuais).

Os outros nomes que também aparecem na disputa são o ex-prefeito Carlos Germano com 4,37%, Skilo Cazumbá com 1%, e Alex Marques com 0,25% das intenções de voto. Além disso, 8,75% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo, e 14,37% não soube ou preferiu não opinar.

A mesma pesquisa mostra que o atual prefeito Tarcísio tem a maior rejeição entre os candidatos, alcançando índice de 25,38%. Em segundo lugar neste quesito aparece o ex-prefeito Carlos Germano com 21,88%. Furão tem 17%, enquanto Skilo Cazumbá 4,50% e Alex Marques 4,37%. 

Furão lidera na zona rural de São Gonçalo dos Campos, aponta pesquisa ECONOMIC

Já o candidato a prefeito Furão (PSD) leva vantagem sobre o atual prefeito Tarcísio (União Brasil) na zona rural. Neste cenário, Furão aparece com 38,94%; Tarcísio com 37,50%; Carlos Germano com 6,00% e Skilo Cazumbá com 0,24%. Branco/nulo somaram 5,29% e  Não sabe/Não opinou 12,02%. O candidato Alex Marques não pontuou na zona rural. 

Na zona urbana, Tarcísio lidera e aparece com 38,28%, Furão com 27,34%, Carlos Germano 2,60%, Skilo Cazumbá 1,82%, Alex Marques  0,52%, Branco/nulo 12,50% e Não sabe/Não opinou 16,93%. 

A pesquisa entrevistou 800 eleitores entre os dias 2 e 3 de setembro de 2024, com abrangência na sede e em 11 povoados da zona rural, sendo realizada em conformidade com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento está registrado no TSE sob o número Ba-01192/2024. 

Tarcísio lidera pesquisa em São Gonçalo dos Campos com 55,23% dos votos válidos

Em levantamento mais recente, realizado pela Séculus Análise e Pesquisa, que ouviu 592 eleitores entre os dias 6 e 8 de setembro de 2024 mostra um cenário um pouco diferente. O atual prefeito de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira (União Brasil), lidera a corrida pela reeleição com 55,23% dos votos válidos, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo site Bahia Notícias. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-06752/2024. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Tarcísio aparece com 47,30% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito Furão (PSD) tem 35,47%. Carlos Germano registra 1,86%, Skilo Cazumbá aparece com 1,01% e Alex Marques não pontuou, marcando 0,00%. Além disso, 2,70% dos eleitores afirmaram que votariam em “nenhum” ou nulo, enquanto 11,66% ainda não sabem ou preferiram não opinar.

Quando questionados sobre quem acreditam que vencerá a eleição, independentemente de sua intenção de voto, 48,48% dos entrevistados apontaram Tarcísio como o provável vencedor. Em votos válidos, essa confiança sobe para 57,06%. 

Todos estes cenários ainda são considerado incertos, dado o pequeno intervalo entre os dois principais candidatos.

Guerra política na família: Tio e sobrinho em conflito e pai contra filho em São Gonçalo dos Campos

Targino optou por não apoiar Tarcísio em São Gonçalo dos Campos

Uma curiosidade é que Tarcísio e Furão são membros da mesma família. Sendo o ex-prefeito Antônio Dessa, carinhosamente apelidado de “Furão”, tio do atual prefeito Dr. Tarcísio Pedreira. Tio e sobrinho já vinham brigando mesmo antes das eleições, com diversos episódios de trocas de acusações e farpas, tanto pessoalmente como através das redes sociais, além de tentativas de minar a influencia politica do rival movidas por ambas as partes, com embates chegando até a esfera judicial.
 
Já o ex-deputado estadual Targino Machado, que é pai do atual prefeito da cidade, Tarcísio Pedreira (União Brasil) e o apoiou quando o mesmo foi eleito pela primeira vez, declarou apoio a Furão (PSD), na disputa contra o próprio filho pela prefeitura do município.

Targino esteve na convenção que oficializou o nome de Furão, seu irmão por parte de mãe. O vice da chapa é o empresário Evanildo, conhecido como Argolinha.

Tarcísio foi eleito prefeito em 2020, com o apoio do pai. Na ocasião, o então candidato enfrentou Argolinha, hoje vice de Furão. No pleito, ele recebeu 12.169 (54,24%) votos, contra 9.878 votos do adversário.

 

Com informações de O Protagonista, A Veracidade, A Tarde e Blog do Velame.