O gesto de L com a mão se tornou muito popular na Bahia e também no Brasil. Isso porque passou a ser utilizado constantemente por duas figuras públicas bastante populares, o cantor Leo Santana, que utiliza o bordão em seus shows e músicas, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em campanhas e atos políticos.
No entanto, o Gigante pode conseguir o direito oficial do gesto e do termo por causa de um pedido de registro de marca feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A solicitação foi feita no dia 28 de abril de 2023, mas ganhou os noticiários nesta semana após uma matéria publicada pelo jornal A Tarde.
A reportagem consultou a base de dados do órgão e confirmou o pedido feito por meio da Salvador Produções, empresa que gerencia a carreira do cantor e liderada pelo empresário Marcelo Brito. A solicitação ainda consta como status de “aguardando exame de mérito”, ou seja, o pedido de registro de marca está na fila de exames do instituto, aguardando o julgamento para definir se a marca cumpre os critérios para obtenção do registro oficial.
Em 2020, foi lançada a música “Desce Fazendo o L” e há muitos anos o bordão “Faz o L” é declarado pelo artisas em suas apresentações. Antes disso, ainda nos anos 80, apoiadores de Lula já faziam o gesto para se referir ao candidato na época, o que foi intensificado nas últimas campanhas do petista que se foi eleito presidente em três ocasiões, sendo a última em 2022.
Sendo assim, o uso é feito em situações e categorias distintas, pois a utilização por parte do político não seria categorizado como marca, a não ser que a equipe do presidente também solicite o registro, o que não aconteceu. Com isso, o gesto estaria liberado para utilização como promoção pessoal.
Mas, se depender de Leo Santana, mesmo com o pedido sendo aprovado, isso não deve se transformar em uma questão de proibição aos demais. Em contato com a reportagem do BNews, a assessoria do artista afirmou que a Salvador Produções costuma solicitar o registro de todas as marcas e bordões do cantor, e dos demais produtos e artistas do casting, o que foi confirmado junto ao INPI. Além disso, garante que não existe intenção de buscar o uso exclusivo do ‘Faz o L’.
BNews