O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL, que possui 20 municípios do território consorciados (ver tabela), realizou na manhã da última terça-feira (25), a 1ª Assembleia Geral Extraordinária de 2025, na capital do Sisal: a cidade de Valente – BA.

O encontro reuniu prefeitas de Araci e Lamarão, prefeitos de Queimadas, Retirolândia e Valente, vice-prefeitos de Conceição do Coité e Cansanção e chefes de gabinetes dos municípios de Barrocas, Nordestina, Santa luz, São Domingos e Tucano. O diálogo aconteceu no auditório do Colégio Estadual Wilson Lins com foco em pautas relevantes para o desenvolvimento da região. O objetivo principal desse encontro foi apresentar aos gestores os projetos e ações que já estão sendo desenvolvidos pelo Consórcio, além de analisar as demandas mais urgentes de cada município presente.

Entre os temas abordados, destacaram-se as seguintes ações: Processo de regularização fundiária em 50% dos municípios consorciados, manutenção de estradas – em parceria com a Seinfra, Gestão Ambiental Compartilhada, Kit Produtivos e Assistência Técnica aos agricultores, Plano de Resíduos Sólidos junto as Secretarias de Agricultura dos municípios, Reforma de Abatedouro, Patrulha mecanizada, obras de calçamento em paralelepípedo e limpeza de aguadas.
Cada município teve a oportunidade de apresentar suas necessidades específicas e o tema mais discutido foi a estiagem, no qual os gestores elencaram as dificuldades enfrentadas pelos sisaleiros e as possíveis soluções que poderiam ser implementadas de forma conjunta, através do consórcio.
“A troca de experiência entre os gestores, com a participação ativa dos vice-prefeitos e chefes de gabinete, é fundamental para o fortalecimento das ações locais e para o alinhamento das estratégias de desenvolvimento regional”, pontuou a Secretaria Executiva do Consisal – Nayara Silva.

O Portal Massapê esteve presente no evento e seguirá acompanhando de perto a conjuntura do Sisal, trazendo aos leitores as principais notícias do nosso território.
Redação Massapê