A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Antonio Teobaldo Magalhães Andrade, médico de 68 anos, que pretendia concorrer ao cargo de vereador em Itabuna, no sul da Bahia, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), nas eleições de 2024. A decisão, tomada na terça-feira (10), atende a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que apontou a condenação do candidato por estupro de vulnerável como motivo para a inelegibilidade.
Teobaldo foi condenado a 12 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), mas a data da sentença não foi especificada, de acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA). O MPE ressaltou que a condenação impede o candidato de concorrer a cargos públicos. Apesar da condenação, o político defende sua inocência.
Nas eleições de 2024, Teobaldo pretendia concorrer sob o nome “Tenente Médico Teobaldo”. Ele não declarou nenhum bem à Justiça Eleitoral no portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulgacand) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Divulgacand aponta a situação de Teobaldo como “ausência de condição de elegibilidade”.
Portal Massa!