A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, afirmou que a abstenção ao Concurso Nacional Unificado (CNU) ultrapassou os 50%. A declaração foi feita neste domingo (18) em um balanço preliminar do comparecimento dos inscritos no certame.
No total, foram 2,14 milhões de candidatos ao concurso e apenas aproximadamente 1 milhão de pessoas compareceram aos locais de prova. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou a ministra.
A ministra ainda apontou que o Distrito Federal foi a região com a menor taxa de abstenção e o Ceará foi o local com a maior. Segundo Esther Dweck, houve um menor comparecimento de pessoas inscritas para cargos de nível médio.
“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou.
Metro1