24 de fevereiro de 2025 | FEIRA DE SANTANA

CJ está morto? Entenda por que o personagem nunca mais ‘brotou’ em outros jogos de GTA

CJ-esta-morto-Entenda-por-que-o-personagem-nunca-m0128134800202502241333-ScaleOutside-1

“Ah shit, here we go again”. Carl Johnson, ou ‘CJ’, como é conhecido, é um dos personagens mais populares entre os gamers e, principalmente, na franquia GTA. O protagonista do Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004, marcou uma geração e deixou muitos com saudades e vontade de revê-lo nos jogos atuais. O motivo de seu desaparecimento foi revelado pela Rockstar, desenvolvedora do game.

Diante do sentimento de nostalgia, diversos fãs da série de jogos se questionaram sobre o que pode ter acontecido com o gangster após o fim do game, que fez sucesso nas décadas passadas, desde sua primeira aparição em 26 de outubro de 2004. Mas, afinal, por que ele nunca mais apareceu na franquia?

Especulações

A dúvida entre os amantes de videogame gerou uma série de teorias e especulações sobre o destino de CJ. Algumas sugeriam que o personagem estava vivendo ‘de boa’ curtindo a ‘grana’ conquistada após os acontecimentos do GTA SA. Já outras previam que ele tinha morrido de velhice durante os eventos dos jogos atuais.

O momento mais esperado pelos fãs de reencontrar a figura foi após o lançamento do GTA V, o último da franquia até o momento e que se passa em Los Santos, uma das cidades presentes na história de CJ. Apesar de ter lugares nostálgicos, como a Grove Street, bairro onde ficava a casa do personagem, ele não teve nenhuma menção ou aparição, entristecendo os seguidores.

Martelo batido

A verdade por trás do desaparecimento de Carl Johnson foi revelada pela desenvolvedora Rockstar nos últimos anos, que bateu o martelo para os fãs. A explicação da empresa é que o universo de GTA é dividido em três universos (2D, 3D e HD), sendo San Andreas parte da segunda divisão.

Diante disso, cada personagem fica preso em seu respectivo universo, com suas próprias características e linha do tempo. Por isso, o tão popular CJ não deu as caras em GTA V ou em outros jogos, por exemplo, e também não deve aparecer no próximo lançamento da franquia, GTA VI, previsto para este ano.

GTA VI deve ser lançado este ano

GTA VI deve ser lançado este ano| Foto: Divulgação / Rockstar

Esperança para o futuro

Assim como na indústria do cinema, como a Marvel, por exemplo, os jogos podem seguir a mesma linha nostálgica e fazer uma espécie de crossover entre os universos, permitindo que o CJ e outros personagens da franquia façam aparições em obras futuras. No entanto, isso depende da Rockstar para acontecer e não passa de um sonho dos fãs.

jornalmassa