19 de setembro de 2024 | FEIRA DE SANTANA

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Bahia avança no Ideb pela terceira vez consecutiva; Governador Jerônimo Rodrigues destaca resultado

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O desempenho do ensino médio da Bahia apresentou crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023, registrando 3,7%, superior aos índices de 2021 e 2019, informou governador Jerônimo Rodrigues, destacando o empenho dos educadores e equipe técnica da SEC.

A Bahia alcançou um marco significativo no desenvolvimento da educação básica ao registrar, pelo terceiro ciclo consecutivo, um crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram que o estado registrou um índice de 3,7% em 2023, superando os 3,5% de 2021 e os 3,2% de 2019. Esse avanço é visto como reflexo das políticas públicas implementadas pelo Governo Jerônimo, que tem investido fortemente na melhoria da infraestrutura das escolas, na valorização dos profissionais da educação e em estratégias que visam garantir a permanência dos estudantes nas unidades escolares.

A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, destacou que o avanço no Ideb é um sinal de que o trabalho desenvolvido pela gestão estadual está no caminho certo.

“Os resultados mostram que as políticas adotadas estão surtindo efeito, apesar dos desafios que ainda enfrentamos, especialmente no contexto pós-pandemia. A educação é uma prioridade para o governo, e os investimentos realizados têm sido essenciais para garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.

Entre as iniciativas que têm contribuído para o avanço no Ideb está a significativa redução do abandono escolar. Em 2021, o índice de abandono era de 11,5%, mas, em 2023, estima-se que esse número tenha caído para 5%. Esse resultado foi alcançado graças ao trabalho de busca ativa, que envolve o monitoramento dos estudantes que deixaram de frequentar as aulas e a oferta de assistência estudantil. Programas como o Bolsa Presença, que oferece auxílio financeiro para que os estudantes possam continuar na escola, têm sido fundamentais para evitar que jovens abandonem os estudos em troca de subempregos.

A recuperação da aprendizagem no período pós-pandemia também foi destacada pela secretária Rowenna Brito como um dos pilares para o crescimento no Ideb.

“A pandemia trouxe grandes desafios para a educação em todo o país, e na Bahia não foi diferente. No entanto, com a realização de avaliações diagnósticas, conseguimos identificar as fragilidades no aprendizado dos nossos estudantes e, a partir disso, traçamos estratégias para auxiliar na recomposição dessas aprendizagens”, explicou.

Essas estratégias incluem a elaboração de materiais didáticos específicos para a recuperação das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, além do apoio pedagógico personalizado. A disponibilização de tecnologia nas escolas também foi uma das ações implementadas, com a entrega de mais de 150 mil tablets para uso pedagógico, o que contribuiu para a modernização do ensino e para a inclusão digital dos estudantes.

Outro aspecto que tem contribuído para o avanço no Ideb da Bahia é a ampliação do tempo de permanência dos estudantes nas escolas estaduais, com a oferta de ensino em tempo integral. Por meio do programa Educa Mais Bahia, os estudantes têm acesso a uma série de atividades complementares, como oficinas de artes, esportes e música, além de atividades de reforço escolar.

“A educação integral permite que os estudantes passem mais tempo na escola, o que resulta em um aprendizado mais consistente e na formação de um cidadão mais completo”, comentou a secretária.

O programa Mais Estudo também tem se destacado como uma ferramenta importante para o fortalecimento das aprendizagens. Através dele, estudantes monitores auxiliam os colegas com dificuldades em determinadas disciplinas, recebendo uma bolsa mensal de R$ 150. Atualmente, 46.019 alunos atuam como monitores, representando um investimento de R$ 6,7 milhões.

“Esse programa não só ajuda os alunos que precisam de reforço, como também valoriza o protagonismo dos estudantes que se tornam monitores, criando uma rede de apoio dentro das próprias escolas”, destacou Rowenna Brito.

A gestão escolar também tem sido um foco de atenção, com a capacitação de gestores e o acompanhamento mais próximo das escolas com baixo desempenho. “Uma gestão eficiente é essencial para o bom funcionamento das escolas e, consequentemente, para o sucesso dos estudantes. Estamos investindo na capacitação dos gestores e no acompanhamento contínuo das unidades escolares para garantir que todas estejam em condições de oferecer uma educação de qualidade”, acrescentou a secretária.

Além disso, a valorização do magistério tem sido uma prioridade para o governo estadual. Por meio do Concurso Saeb 03/2022, o estado já nomeou 2.043 novos professores e coordenadores pedagógicos, que estão atuando em escolas dos 27 territórios de identidade da Bahia.

“A presença de novos profissionais qualificados é fundamental para a ampliação da capacidade de atendimento aos estudantes e para a melhoria dos resultados educacionais”, pontuou Rowenna Brito.

A secretária finalizou afirmando que, embora o desempenho da Bahia no Ideb seja positivo, ainda há muito trabalho a ser feito.

“O avanço que conquistamos é significativo, mas a educação é um processo contínuo. Vamos continuar investindo em práticas pedagógicas inovadoras e na valorização dos nossos profissionais para garantir que todos os estudantes baianos tenham acesso a uma educação pública de qualidade”, concluiu.

Estudantes da rede estadual da Bahia. Jornal Grande Bahia