O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (20), em reunião ministerial na Granja do Torto, em Brasília, que os ministros não vão poder fazer portarias sem passar pela Casa Civil.
Faça parte do nosso canal e fique por dentro das principais notícias da região sisaleira!
Segundo o presidente, a equipe só poderá editar e publicar esse tipo de ato administrativo se passar, antes, pela Presidência da República.
“De agora em diante, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão para nós sem que essa portaria passe pela Presidência da República através da Casa Civil”, afirmou Lula.
A fala de Lula acontece após a polêmica envolvendo o PIX, depois que a Receita Federal publicou uma norma que ampliou a fiscalização sobre essas transações financeiras, ocasião em que surgiram menções nas redes sociais sobre a possibilidade de taxação do PIX, o que sempre foi mentira.
A desinformação sobre o PIX rapidamente se espalhou, alimentada por um vídeo falso do ministro Fernando Haddad, criado com Inteligência Artificial.
Essas fake news geraram uma grande reação nas redes sociais e forçou o governo, e até o próprio presidente Lula, a esclarecer que não haveria taxação do PIX. E, em seguida, a revogar o ato de fiscalização sobre o PIX.
“Muitas vezes, a gente pensa que não é nada, mas alguém faz uma portaria, alguém faz um negócio qualquer, daqui a pouco arrebenta e vem cair na Presidência da República”, prosseguiu o presidente durante a reunião com os ministros.
Em sua mensagem na abertura do encontro, Lula reforçou o pedido para que os ministros se dediquem, e cobrou a divulgação de resultados.
noticiasdesantaluz