Capitão Sérgio Freitas, uma das figuras mais respeitadas da região sisaleira, está prestes a se despedir de Teofilândia.
Com 26 anos de carreira militar, Capitão Sérgio Freitas passou grande parte da sua vida atuando em Teofilândia e revelou ao Portal Massapê seu próximo destino, que acontece na próxima semana.
“Cheguei em Teofilândia em 2009, ainda sargento, permaneci até 2016. Retornei, já como tenente, em 2021. Agora, com a promoção a capitão, devo assumir uma função na sede do 16° BPM, em Serrinha”, revela.
Enquanto a equipe de reportagem do Portal Massapê estava acompanhando o trabalho do Capitão, foi perceptível o quanto o PM é querido e ovacionado pela população, que o trata como uma celebridade local.
“O homem pode ser o que for, se não tiver humildade, ele não é nada! Ninguém é melhor do que ninguém. Sempre tive esse princípio comigo. Acho que a simplicidade com que trato todos fez do “Sargento Sérgio” quem ele é hoje. Fui sargento, subtenente, tenente e, agora, capitão, mas muitos continuam me chamando de Sargento Sérgio (risos). Eu amo isso”, disse, entusiasmado.
O êxito nas operações e a simplicidade do Capitão Sérgio levaram os teofilandenses a tomarem uma atitude inusitada em 2016. A possível saída do então sargento mobilizou o município a produzir um abaixo-assinado, pedindo sua permanência no comando da unidade.
“Quando foi noticiada a minha saída de Teofilândia, houve uma movimentação na cidade para que eu não saísse. Em várias unidades escolares existiam listas em apoio à minha permanência. Contudo, a minha saída se efetivou. Mas há males que vêm para bem! Enquanto eu estava em Teofilândia, não pensava em fazer o concurso para oficial, só decidi fazer depois de ter saído – fiz e passei. Sou grato a Deus por tudo!”, falou.
Ele relembrou alguns momentos marcantes durante sua trajetória em Teofilândia.
“A princípio, algo que me marcou muito foi a possibilidade de aproximação da PM com a sociedade. Comecei a ministrar palestras nas escolas, tendo como público-alvo não apenas os alunos, mas também os pais. Juntos, podemos trabalhar temas como drogas, violência, disciplina, família e tantos outros. Foram centenas de palestras ministradas.
Mas o trabalho preventivo não ficou limitado aos muros das escolas; os pais começaram a me chamar para conversar pessoalmente com seus filhos. Eu era uma espécie de psicólogo, disciplinador. Alguns deles, hoje já crescidos, me agradecem pelos conselhos daquela época. Um em especial, o qual temiam e o tinham como traficante, que muitas vezes fui chamado à escola no turno da noite para averiguá-lo, atualmente encontra-se em São Paulo, casado e com uma filhinha linda (vi as fotos). Esse rapaz me enviou um convite em uma de minhas redes sociais e me mandou uma mensagem me agradecendo por tudo o que eu havia feito por ele. Histórias assim nos deixam com a sensação de dever cumprido. Esse trabalho de aproximação da PM junto à sociedade tem dado bons resultados.
Por fim, outra coisa marcante, foi o fato de termos tido a felicidade de fazer a apreensão de uma quantidade significativa de maconha na cidade de Teofilândia, ocorrida recentemente, durante a Operação Força Total, em que eu tive o privilégio de estar à frente”.
(340 quilos de maconha foram apreendidas no dia 05 de junho de 2024)
Ao Portal Massapê, Capitão Sérgio Freitas falou que está feliz e triste, ao mesmo tempo, por sua saída de Teofilândia. “Feliz por ter sido promovido a capitão e triste por não poder permanecer na cidade que tanto me acolheu. É com aperto no coração que me despeço de Teofilândia, pois aqui fiz muitas amizades sinceras, que sempre estarão comigo”, disse emocionado.
Para o novo comandante, o Capitão fez questão de deixar um recado e complementou com uma mensagem de carinho a toda a população de Teofilândia, que o acolheu durante todos esses anos.
“Ao colega que me sucederá, desejo que Deus lhe conceda sabedoria para desempenhar um bom trabalho e que ele possa manter esse carinho que as pessoas de Teofilândia têm pela Polícia Militar.
Aos pais – Criem seus filhos com sabedoria. Não permitam que eles lhes faltem com o respeito. Sejam amorosos, mas também rígidos, se preciso for. O amor aos filhos é demonstrado na forma com que são criados para que possam ter um bom futuro. Fazer todas as vontades dos filhos não é demonstração de amor.
Aos filhos – Honra teu pai e tua mãe para que os teus dias se multipliquem. Aquele filho que não obedece aos pais acabam se envolvendo com coisas erradas e terminam se dando mal. Amem seus pais, respeitem seus professores! Que Deus abençoe a todos. Amém!”, finaliza.
Por Rafaela Rodrigues