Estudantes do CETEPS Sisal de Serrinha estão entre os finalistas da 11ª edição da competição nacional Solve for Tomorrow Brasil, promovida pela Samsung. O projeto, desenvolvido pelos alunos Felipe Macedo, Thiago Ferreira e Claudemir Carvalho, sob a orientação do professor Thales Nascimento, utiliza papel e fibra de coco na criação de um biocimento inovador para a fabricação de pré-moldados.
O objetivo do trabalho é promover a pavimentação de calçadas para moradores de baixa renda, ao mesmo tempo em que contribui para a redução do descarte inadequado desses materiais no meio ambiente. A iniciativa alia sustentabilidade e impacto social, sendo um exemplo de como a ciência e a tecnologia podem gerar soluções práticas para problemas reais.
O projeto baiano se destacou entre os inscritos e agora integra o seleto grupo dos 10 melhores do Brasil na competição. O Solve for Tomorrow é uma iniciativa global da Samsung que incentiva alunos e professores da rede pública a desenvolverem ideias inovadoras para transformar suas comunidades.
Também estão nesta etapa, que acontecerá entre os dias 21 e 29 de novembro, alunos de escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Amazonas. A votação para a seleção dos três melhores projetos será através de júri popular. Os finalistas vão participar no dia 29 de novembro de uma apresentação virtual na 5ª Mostra Solve for Tomorrow para a Banca Julgadora, e os resultado final será conhecido dia 03/12.