O candidato a vice-prefeito da coligação “Pra seguir em frente, trabalhando pela nossa gente” no município de Tanquinho, Jorge Flamarion Ramos de Souza, formalizou na tarde desta terça-feira (17) seu pedido de renúncia à Justiça Eleitoral. Flamarion compunha a chapa ao lado do atual prefeito e candidato à reeleição, José Luiz dos Santos Reis (PT).
A desistência foi registrada na comarca de Santa Bárbara e encaminhada à juíza Lina Falcão Xavier Mota. Nos documentos apresentados, Jorge Flamarion alegou motivos pessoais para sua saída, sem especificar detalhes que motivaram sua decisão.
A renúncia de Flamarion, ex-prefeito de Tanquinho e figura influente na política local, pegou a população e a coligação de surpresa. O impacto da decisão na campanha do atual prefeito, José Luiz, ainda não foi completamente avaliado, e o Partido dos Trabalhadores (PT) deve anunciar em breve o nome do substituto para a vaga de vice na chapa.
A renúncia do candidato a vice-prefeito de Tanquinho Jorge Flamarion Ramos de Souza (PT), um dia depois do prazo para a substituição ao cargo, praticamente inviabiliza a reeleição do cabeça de chapa, o prefeito José Luiz dos Santos Reis (PT), que lidera com folga a sucessão no município. É o que informe o site Política Livre, do jornalista Raul Monteiro.
Inesperada, a iniciativa foi considerada um verdadeiro golpe em José Luiz. A legislação eleitoral só prevê substituição de candidatos a vice fora do prazo estabelecido em lei em casos de morte. Sem vice, não há chapa legalmente constituída, o que significa que o prefeito perde a condição de concorrer.
O Protagonista