O prefeito de Santaluz, Arismario Barbosa Junior, publicou nesta sexta-feira (30), em seu perfil no Instagram, uma nota de repúdio denunciando ter sofrido ataques racistas.
“O cenário mais uma vez se repete. Mais um ataque racista contra mim. Em resposta ao comentário profundamente ofensivo e racista que circulou recentemente, sinto a necessidade de me manifestar como prefeito e cidadão. O comentário sobre mim, fazendo uma comparação extremamente desrespeitosa ao usar o termo ‘carvão’, revela não apenas a falta de respeito, mas também a continuidade de um problema grave que afeta muitas pessoas”, afirmou o prefeito.
A reportagem apurou que Arismario se refere a um áudio atribuído a um opositor político. O homem diz: “Eu já disse que, nesse churrasco aí, eu vou levar o carvão, viu? Lembre-se disso! Vou levar o carvão Arismário! Aceso, ele te queima; apagado, ele te suja!”
Em outra ocasião, o mesmo homem teria comparado o prefeito a um macaco durante uma conversa em um grupo de política em um aplicativo de mensagens.
“Não apenas o comentário me deixou muito triste, mas sim saber que independente da posição ou status social, nós negros, sempre sofreremos preconceito. Eu tenho recursos para me defender, inclusive medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas. Se não temem em atingir um prefeito, o que fazem com meus irmãos negros que não tem os mesmos recursos? É lastimável”, lamentou Arismario.
O prefeito, que também é médico, destacou que sempre buscou servir à comunidade com dedicação e respeito, acreditando na igualdade e na dignidade para todos. “Acredito que, ao enfrentar esse tipo de ataque, estou representando também a muitos outros que, como eu, sofrem discriminação e preconceito em seu dia a dia.”
Arismario concluiu a nota fazendo um apelo: “Não devemos tolerar o racismo sob nenhuma circunstância. Todos têm o direito de serem tratados com respeito e dignidade, independentemente de sua cor, origem ou posição social.”
Veja a íntegra da nota de repudio do prefeito
“O cenário mais uma vez se repete. Mais um ataque racista contra mim.
Em resposta ao comentário profundamente ofensivo e racista que circulou recentemente, sinto a necessidade de me manifestar como prefeito e cidadão.
O comentário que sobre mim, fazendo uma comparação extremadamente desrespeitosa ao usar o termo “carvão”, revela não apenas a falta de respeito, mas também a continuidade de um problema grave que afeta muitas pessoas.
Não apenas o comentário me deixou muito triste, mas sim saber que independente da posição ou status social, nós negros, sempre sofreremos preconceito. Eu tenho recursos para me defender, inclusive medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas. Se não temem em atingir um prefeito, o que fazem com meus irmãos negros que não tem os mesmos recursos? É lastimável.
Como prefeito e profissional da área médica, sempre busquei servir a minha comunidade com dedicação e respeito, acreditando na igualdade e na dignidade para todos. Acredito que, ao enfrentar esse tipo de ataque, estou representando também a muitos outros que, como eu, sofrem discriminação e preconceito em seu dia a dia.
Faço um apelo a todos: não devemos tolerar o racismo sob nenhuma circunstância. Todos têm o direito de serem tratados com respeito e dignidade, independentemente de sua cor, origem ou posição social.”
Notícias de Santaluz