22 de novembro de 2024 | BAHIA

Pesquisar
Close this search box.

Em 2024, mais de 200 candidatos a prefeitos no Brasil podem ser eleitos apenas com o próprio voto; entenda

O município de Solidão, no Sertão de Pernambuco, tem apenas um candidato que está concorrendo ao cargo de Prefeito do Município. Mayco da Farmácia, do Partido Socialista Brasileiro , foi oficializado em convenção no dia 28 de julho. No município, foram cadastrados um prefeito com um vice e 14 candidatos concorrendo para vereador.

Em Solidão, o número de eleitores divulgado pelo TSE bateu 5.754. De acordo com o perfil feito pelo tribunal, o eleitorado é dividido entre 50% do público masculino e 50% feminino. Segundo o último censo do IBGE, divulgado em 2022, o município tem 5.210 habitantes.

Mas, essa não é a realidade apenas em Solidão, o que se repete em outras 215 cidades brasileiras. Segundo informações do jornal O Globo, o estado do Rio Grande do Sul é o maior com números de municípios, entretanto, possui 43 cidades com um número de concorrentes solitários ao Executivo Municipal.  Um exemplo é o município de Vista Gaúcha, com a candidatura única de Claudemir Locatelli (MDB). A cidade está localizada a 485 km de Porto Alegre e tem cerca de 2,7 mil habitantes.

No Rio de Janeiro, apenas uma cidade passa pela mesma situação, como aconteceu em São José de Ubá. Localizado no Noroeste fluminense, o município de 7 mil habitantes, o segundo menor do território fluminense, terá apenas o atual prefeito Gean Marcos (MDB).

Em todos os casos semelhantes, de candidatura única, os candidatos podem ser eleitos apenas com o próprio voto. Isso porque, de acordo com a legislação eleitoral, basta apenas um voto válido, mesmo que todos os outros sejam brancos ou nulos. Sendo assim, tais candidatos só não serão eleitos caso nem eles mesmo votem em si e nenhum outro eleitor.

BNews