23 de novembro de 2024 | BAHIA

Pesquisar
Close this search box.

Encontro da Justiça eleitoral com representantes de candidatos e imprensa esclarece importantes assuntos durante a campanha em Coité e Ichu

Uma rápida, porém concorrida reunião no formato híbrido aconteceu na tarde de segunda-feira, 19, numa sala de audiência do Fórum Durval da Silva Pinto em Conceição do Coité que contou com a presença do juiz eleitoral Gerivaldo Alves Neiva, promotora eleitoral Grace Inaura Anunciação, comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar tenente-coronel Hamilton Ferreira, delegada de Polícia Ludmila Araújo Andrade, advogados representantes de partidos, federações e candidatos, e jornalistas de Coité e Ichu, já que o eleitoral de Ichu é vinculado a 132ª Zona Eleitoral/Conceição do Coité que também foi representada.

Portanto, a reunião ocorreu de forma híbrida onde os participantes puderam acompanhar presencialmente e um link foi disponibilizado para aqueles que optaram por acompanhar de casa ou do escritório. A pauta foi basicamente o que a reportagem anterior do Calila trouxe, avaliação do primeiro fim de semana de campanha eleitoral e como deve ocorrer até o dia da eleição, 6 de outubro.

Vários assuntos foram discutidos em menos de uma hora de reunião, porém, o mais citado foi a questão da poluição sonora emitida pelos carros particulares que usam potentes som de mala e em carrocerias, que de acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é proíbido, mesmo assim os proprietários desobedecem e durante a reunião a Polícia Militar já foi autorizada a  apreensão do veículo e apresentação na Delegacia, onde o responsável poderá responder perante a Justiça Eleitoral e comum, já que pode ser penalizado de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O juiz e a promotora disseram que vão agir de acordo com a resolução e farão de tudo para que a eleição seja mais transparente e tranquila possivel. Dr Gerivaldo inclusive revelou que esta pode ser a última eleição que ele preside em Coité onde chegou para atuar como juíz no fim da década de 1990. O magistrado esclareceu que antes revezavam dois juizes para cada pleito, e a partir de agora serão três, e ele acredita que após o rodízio a compromisso dele acontece daqui a 6 anos. Não falou em aposentadoria, mas deu a enteder que sim.

Dr Gerivaldo durante apuração dos votos nas eleições gerais 1998 que reelegeu FHC. Vertinho era prefeito eleito dois anos antes,o último com voto em cédula | Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas

Veja o link da reunião caso você queira saber mais do que foi discutido, a exemplo de fogos de artifícios que também foi pauta.

Calila Notícias.