24 de novembro de 2024 | BAHIA

Pesquisar
Close this search box.

Força Aérea desmente Globo sobre áudios vazados da caixa-preta de avião acidentado em Vinhedo

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgou uma nota, na noite da última quarta-feira (14), assegurando que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições ou aos dados dos gravadores da caixa-preta da aeronave da Voepass que caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo.

O posicionamento da FAB foi emitido horas depois do Jornal Nacional, da Rede Globo, ter exibido uma matéria afirmando ter tido acesso a informações do gravador de voz do avião. A tragédia, ocorrida na última sexta-feira (9), vitimou todas as 62 pessoas — 58 passageiros e quatro tripulantes — que estavam a bordo da aeronave modelo ATR 72-500.

👉De acordo com a nota da FAB, o Cenipa segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), que, dentre outras questões, rege as normas do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

🗨”A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), assegura que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08)” diz em um trecho da nota.

Informações extraídas do site BNews