29 de setembro de 2024 | FEIRA DE SANTANA

Pesquisar
Close this search box.

Conceição do Coité: Idealizadora da Orquestra Santo Antônio é finalista do Prêmio Inspirar do Instituto Neoenergia. Ajude e vote!

IMG-20240808-WA0527(1)

A coiteense Maria Valdete, fundadora da Orquestra Santo Antônio, foi selecionada como finalista do Prêmio Inspirar, realizado pelo Instituto Neoenergia, com foco no desenvolvimento sustentável.

Os inscritos foram avaliados por um comitê externo composto por mulheres com comprovada atuação no segmento de arte e cultura, de acordo com os critérios de avaliação apresentados na chamada do prêmio.

As vencedoras, 14 delas escolhidas por votação popular e 2 por mérito cultural concedido pelo Comitê Externo de Especialistas, irão dividir uma premiação de R$ 122.800,00.

Maria Valdete Santos reside no bairro Alto da Colina, em Conceição do Coité. O Projeto Santo Antônio de Música é uma iniciativa comunitária de transformação social pela música, desenvolvido há mais de 16 anos no município.

O projeto se tornou referência como um importante polo de formação e capacitação artístico-cultural, gerando oportunidades de trabalho e renda a partir da arte-educação.

Centenas de adolescentes e adultos fazem parte do Projeto Santo Antônio, que, além de aperfeiçoar os estudos em cursos de música, proporcionou aos integrantes viagens pelo Brasil e várias partes do mundo.

Val, como é carinhosamente conhecida, ajudou a levar o nome de Conceição do Coité para vários lugares e inspirou uma multidão a não desistir dos seus sonhos.

Em entrevista ao Portal Massapê, Val disse que o projeto iniciou em 2007 com apenas 20 crianças. Atualmente, conta com mais de 200 integrantes.

“O projeto de música Santo Antônio dá muita alegria à comunidade, pois, além de os integrantes conhecerem outras culturas, eles levam o trabalho ao interior da Bahia e acabam se profissionalizando na área”, disse entusiasmada.

Ela reafirmou que, se pudesse voltar no tempo, faria todo o projeto novamente, pois ele mudou várias realidades.

“Sabemos que o tempo não volta, mas faria tudo de novo com o mesmo amor e entusiasmo pelas crianças. É uma grande vitória transformar a vida de todas elas. Agradeço também ao padre Antônio, que me ajudou materialmente, e ao maestro Josevaldo, que está à frente da Orquestra desde o início. Sou muito grata!”, informou Valdete.

A votação popular está aberta. Basta acessar o link abaixo e votar quantas vezes você quiser.

Link para votação: https://forms.gle/1kPKNi56HQYSJDo27

Para concluir a votação, é necessário votar em duas categorias.

Redação