24 de novembro de 2024 | BAHIA

Pesquisar
Close this search box.

Pé de Serra não faz parte de operação da PF citada por veículo de comunicação; prefeito esclarece fake news

Apesar da cidade de Pé de Serra ter contrato com uma grande empresa de transportes, assim como vários municípios, um vídeo foi divulgado por um veículo de comunicação da região  a qual cita que o prefeito Edgar Miranda se encontra na mira da Polícia Federal.

O fato é que, o próprio órgão federal divulgou uma matéria no site oficial informando que a operação foi deflagrada em junho deste ano, para combater irregularidades, sem citar o municipio.

A Operação Piemonte consistiu no cumprimento total de 24 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Capim Grosso, Ourolândia, Várzea Nova, Filadélfia e Jacobina, além do sequestro de diversos bens, bloqueio de contas e afastamento dos agentes públicos envolvidos.

Diante dos fatos, a suposta irregularidade publicada pelo meio de comunicação a qual relata que a prefeitura de Pé de Serra faz parte da operação, não é mencionado pela PF.

O vídeo circulou na cidade e deixou a população confusa por se tratar de uma operação em locais diferentes.

Com a suposta distorção de informações, o prefeito de Pé de Serra, Edgar Miranda divulgou na noite desta sexta-feira (19), uma nota de esclarecimento referente as últimas informações divulgadas na cidade.

Segundo o gestor, o município de Pé de Serra foi surpreendido com a veiculação de informações falsas à respeito do município e de seu Gestor.

“Fake News financiadas, produzidas e veiculadas por pessoas que não têm compromisso com a verdade.O financiamento e produção deste tipo de conteúdo não prejudicam em nada a minha imagem, pois tenho um currículo exemplar, uma história de dedicação, compromisso e honestidade, e sou ficha limpa”, diz um trecho da nota.

A publicação informa ainda sobre a forma que supostamente os adversários estão agindo, dando a entender que se trata de questões de interesses políticos.

“Aqueles que representam a política ultrapassada, se valem sempre dos mesmos artifícios: mentir, difamar, desviar. Estas pessoas se escondem à margem da democracia, nas sombras de suas próprias condenações. Pé de Serra já viu esse filme e escolheu um novo caminho e assim seguirá. A verdade sempre prevalece”, finaliza.

Fake News é crime!

Numa tradução direta, fake news significa notícias falsas, mesmo, e dizem respeito a informações produzidas que não possuem autoria declarada, fonte, data ou veracidade. São notícias que usualmente se espalham rapidamente pela Internet sem qualquer cuidado com sua veracidade e autoria. Normalmente, com a intenção de destruir a reputação de uma pessoa, empresa e organizações.

O Artigo 138 do Código Penal, por exemplo, define que: “Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime” pode levar a uma pena de “detenção, de seis meses a dois anos”, além de multa. E que, na “mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propaga ou divulga.

Redação com informações do JusBrasil