Após uma torcedora passar mal durante uma partida de futebol nesta sexta feira (24) no Estádio Municipal Diovando Carneiro em Conceição do Coité e ser socorrida pela Guarda Municipal por falta de ambulância, a assessoria do município se pronunciou sobre o caso.
Conforme divulgado, é obrigatório por lei a presença de ambulância em eventos afim de garantir o atendimento rápido e eficaz as vítimas.
Em contato com o presidente da Liga Esportiva Coiteense, Cassio Stive relatou que enviou os ofícios aos órgãos de saúde da cidade, mas, “infelizmente todas as equipes estavam indisponíveis por conta das demandas”.
Durante a ocorrência, Cassio falou que foi solicitado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas, a equipe da GM estava no local e encaminhou a mulher para a Emergência do Hospital Português da cidade.
Procuramos a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Coité a qual contestou a Liga, informando que não solicitaram ambulância ao município, o que deveria ser feito como regra”.
O comunicado informa ainda que o presidente da Liga Coiteense pediu a presença da Equipe Águia de Resgate que não marcaram presença no campeonato.
O Portal Massapê entrou em contato com o coordenador do Águia de Resgate, Gildo Carneiro.
Ele relatou que não receberam nenhum ofício físico, apenas uma foto por WhatsApp de outro evento divergente de ontem (24) e posteriormente explicou ao responsável pelo que o Águia teria compromisso na data marcada.
Gildo enfatizou que apesar de não recusar solicitações quando a equipe está disponível, os socorristas não são obrigados a comparecerem.
“Somos voluntários! “, complementa.
Confira a nota na íntegra da prefeitura:
A Prefeitura de Coité esclarece que o jogo realizado na sexta-feira (24) foi de total responsabilidade da Liga, não tendo o município nenhum envolvimento com a organização do evento.
Como regra, é necessário envio de um ofício por parte da Liga solicitando à Secretaria de Saúde uma ambulância, o que não ocorreu. Segundo informações do representante da Liga, foi solicitada a presença da Brigada Águia Resgate, que não compareceu.
Pelo descumprimento da regra a Liga foi advertida e deverá enviar previamente à Secretaria de Saúde uma solicitação de ambulância para os jogos da semana, do contrário as partidas serão suspensas imediatamente.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a segurança e bem-estar da população e coloca todos os equipamentos municipais necessários à disposição para garantir maior conforto a todos que participam de eventos esportivos em nosso município.
Redação