A falta de planejamento e estratégia na busca por patrocínios pode comprometer o sucesso da tradicional Micareta de Feira de Santana. A avaliação é do vereador Silvio Dias (PT), que, em discurso na Câmara Municipal nesta semana, criticou a gestão municipal pela falta de iniciativas para elevar o patamar do evento. Para ele, a Prefeitura deveria se inspirar no modelo adotado pelo Carnaval de Salvador, que conseguiu levantar milhões em patrocínios.
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“O Carnaval de Salvador arrecadou milhões e o que falta aqui é o mesmo investimento. Se a Prefeitura tivesse interesse, teria começado desde janeiro”, afirmou o parlamentar, destacando que a captação de recursos deveria ter sido iniciada no começo do ano.
Silvio Dias também alertou que a Micareta de Feira, que já foi uma referência entre as festividades baianas, vem perdendo força nos últimos anos. Segundo ele, uma das razões para essa queda foi a mudança do evento para o período noturno, o que teria tornado a festa menos acessível e mais dependente de camarotes. Além disso, o vereador criticou a ausência de um trabalho de promoção da festa: “Já era para ter atrações sendo divulgadas e os artistas falando da Micareta, inclusive durante o Carnaval de Salvador.”
O vereador Jurandy Carvalho (PSDB) demonstrou preocupação com a falta de divulgação, afirmando que isso pode resultar em “uma Micareta caseira, que não atrai turistas e não movimenta a economia”. Já o líder da base governista na Câmara, José Carneiro (UB), rebateu as críticas sobre a mudança do horário da festa, argumentando que, historicamente, a Micareta sempre foi noturna, com exceção de blocos como Bacalhau na Vara e Zerinho. Ele também cobrou uma maior participação do Governo do Estado na organização do evento.
Com o evento se aproximando, a falta de planejamento e divulgação coloca em xeque o impacto econômico e turístico da Micareta, levantando questionamentos sobre a capacidade da gestão municipal em fortalecer a tradição da festa.
Jornal Intercontinental