27 de fevereiro de 2025 | FEIRA DE SANTANA

Secretaria de Cultura e Juventude de Serrinha apresenta Plano de Ação 2025

FE12356E-10C5-42D6-ABDC-C424721B4B45

Na noite desta quarta-feira, 26, o Centro Juvenil Santo Alessandro foi palco da Apresentação do Plano de Ação 2025 da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude de Serrinha. O evento reuniu gestores, artistas, jovens e representantes da comunidade cultural para discutir os projetos e iniciativas que irão fortalecer o segmento artístico local e ampliar as oportunidades para a juventude serrinhense.

Durante a cerimônia, a equipe que compõe a Secretaria foi apresentada e contou com uma homenagem à cidade, por meio de Felipe Aboiador, emocionando todos os presentes.

Em seguida, o Secretário João Santana, iniciou o detalhamento do Plano de Ação, que terá como ponto inicial, o Mapeamento Cultural.
“ A partir desse banco de dados, conheceremos cada fazedor de cultura da cidade e poderemos implementar políticas públicas para o setor”

Além disso, constam no Plano de Ação:

Agenda Cultural Serrinhense – estratégia para divulgar as ações que já são desenvolvidas e constará no site da Prefeitura Municipal de Serrinha e será atualizada em tempo real, pelos próprios artistas.

Diálogos culturais – aproximar toda a comunidade cultural da Secretaria e aproximar, através de reuniões setoriais, os grupos e coletivo, como também o Conselho Municipal de Cultura.

Edital Ponto de Cultura – reabertura nove vagas para pontos de cultura, com saldo remanescente da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) 2024.

Juventude Serrinhense – reabertura da Política Municipal da Juventude, com Fóruns para eleição do Conselho e retomada do Plano Municipal da Juventude.

Prêmio Municipal de Fotografia – voltada para a juventude, com foco em todas as atividades simbólicas do município através das lentes dos artistas locais.

Concurso de Literatura – para premiar as produções literárias da cidade e proporcionar visibilidade aos jovens autores.

Política Municipal de Livro e Literatura – toda produção voltada para livro, leitura e literatura, será fomentada através de Editais específicos, com recursos provenientes da PNAB 2025.

Felis – 2ª Edição da Feira Literária Internacional de Serrinha, em parceria com diversos movimentos, uma coordenação mista e curadoria do Ricardo Ismael, que acontecerá de 6 a 10 de maio em Serrinha.

Concurso de Quadrilhas Juninas- serão premiadas 10 quadrilhas, selecionadas através de um grande Festival, que ocorrerá ainda no primeiro semestre.

Concurso Bandeirola Junina- estímulo para celebração da cultura junina, através da decoração de ruas, bairros e comunidades da cidade, que também serão contempladas com prêmios.

Programa Memória Serrinha- Criação de placas de identificação histórica dos bens patrimoniais e culturais da cidade. Além disso, tombamento do monumento em homenagem a Senhora Santana; criação do Monumento em homenagem à Capoeira, através da construção de um espaço para prática e preservação da memória, que ultrapassa 40 anos de história; registro dos Bens Imateriais, Monumento de Cultura do Vaqueiro e dos Povos de Terreiro.

Semana de Cultura- será realizada no mês de agosto, com um calendário e formato construído e alinhado junto à comunidade cultural, para celebrar e fomentar a identidade da cidade.

Celebração da Cultura Negra– em parceria com o Movimento Negro, no mês de novembro, as ações irão apoiar as iniciativas locais já existentes.

Centro de Formação em Artes – espaço voltado para formação de novos talentos, incialmente com 360 vagas, do segmento teatral, circo, dança e música.

Paço Municipal – restauro e tombamento da sede da Prefeitura, que atualmente encontra-se desativado.

” Nós vamos reformar e a prefeitura vai voltar a funcionar neste espaço” declarou entusiasmado o Prefeito Cyro Novais, que foi aplaudido pela plateia.

A iniciativa foi elogiada pelos presentes, que reconheceram o impacto positivo das ações propostas para o desenvolvimento da economia criativa e a valorização da identidade cultural da cidade.

Com exclusividade, o Secretário relevou ao Portal Massapê, a parceria com a Secretaria de Educação para a implantação da Lei Moa, através da prática de Capoeira nas escolas municipais.

O evento contou com a cobertura do Portal Massapê, que acompanha de perto os movimentos culturais da região e reconhece a importância do fomento à cultura como ferramenta essencial para o crescimento socioeconômico local.

Redação Massapê