O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), realizará ações estratégicas voltadas para o atendimento às mulheres, nos dias de Carnaval (27/02 a 4/03), nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico); em bairros da capital; e em algumas cidades do interior. As iniciativas envolvem desde a campanha contra o assédio e à importunação sexual, até a oferta de diferentes serviços para promover o cuidado com catadoras de materiais recicláveis que atuam na festa.
Faça parte do nosso canal e fique por dentro das principais notícias da região sisaleira!
A campanha Oxe, me respeite, contra o abuso e à importunação sexual, envolverá a sensibilização com a distribuição de adesivos e tatuagens temporárias, chamando a atenção sobre as violências de gênero e o Disque Denúncia 180. Vale destacar que a campanha Oxe, me respeite é realizada durante todo o ano e intensificada nos períodos de folia.

Tendas Oxe, me respeite – Além da campanha, serão instaladas duas Tendas Oxe, me respeite, que irão funcionar como espaço para acolhimento, atendimento e encaminhamento das mulheres em casos de violências de gênero.
Tenda Cuidar de Quem Cuida
Por meio do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, serão oferecidas atividades terapêuticas em um espaço inclusivo e acolhedor, para as mulheres catadoras de materiais recicláveis cadastradas em diversas cooperativas que realizam atividades no Carnaval de Salvador e catadoras autônomas.
Nesse espaço, as mulheres poderão cuidar de si mesmas, encontrar apoio mútuo e desenvolver estratégias para lidar com os desafios físicos, mentais e emocionais que possam surgir. Nas tendas, serão realizados atendimento psicológico; oficinas de yoga, massoterapia, rodas de conversa, exercícios de respiração, acupuntura auricular, ventosaterapia e meditação.
Pesquisa – Uma novidade deste ano será a aplicação de uma pesquisa para o mapeamento das condições de trabalho das mulheres que trabalham no Carnaval. A pesquisa visa subsidiar, no âmbito estadual, a elaboração de políticas públicas e estruturar as ações de inclusão socioprodutiva nos grandes eventos realizados na Bahia, a partir das demandas que foram identificadas.
Casa da Mulher Brasileira – Vale lembrar, ainda, a Casa da Mulher Brasileira, cuja coordenação estadual é da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM). A Casa oferece diversos serviços essenciais para a proteção e acolhimento às mulheres vítima de violência doméstica, funcionamento 24 horas por dia e está localizada na Avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital Sarah, em Salvador.
GovBA