30 de janeiro de 2025 | FEIRA DE SANTANA

Ligações de água irregulares abasteciam chácaras de alto padrão em Conceição do Coité

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A equipe da Embasa fez uma descoberta no mínimo surpreendente na semana passada no município de Conceição do Coité. Depois de uma denúncia anônima, os técnicos localizaram, na saída do município em direção à vizinha Retirolândia, nada menos que 11 irregularidades/fraudes no consumo de água em um trecho de 500 metros de rua.

Ligações clandestinas foram identificadas em ramais e na rede distribuidora da Embasa, abastecendo casas e chácaras de alto padrão. Em três dos imóveis irregulares havia até criação de gado. “Em uma das propriedades, além de carneiros, bois são criados em regime de confinamento e tem até tanque de peixes”, revela Ariana Oliveira, gerente do escritório da Embasa em Coité.

Segundo ela, o volume de água consumido de maneira clandestina seria suficiente para abastecer ao menos 75 imóveis por mês no município. A equipe da Embasa substituiu toda a rede da área (foto), reforçando a segurança para dificultar o aparecimento de novas fraudes e os proprietários da maioria dos imóveis irregulares também já foram notificados e multados.

Como resultado da ação de combate aos “gatos”, a Embasa já conseguiu melhorar o abastecimento para os vizinhos que possuem ligações de água regulares. “As ações de fiscalização vão continuar em Coité e toda região. Nos últimos meses, temos enfrentado o rebaixamento do nível da água nos poços que alimentam o sistema integrado de Serrinha e Coité. Além da redução do volume de água disponível no manancial subterrâneo de onde retiramos a água para tratar e distribuir para os moradores, o furto de água também é um sério problema que afeta o abastecimento da população”, explica o gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto.

“Quem furta água, gasta sem se preocupar com o consumo, porque não tem que pagar a conta no final do mês. Este volume de água gasto em excesso causa redução de pressões na rede e diminuição no volume distribuído para os outros moradores. Ou seja, prejudica quem tem ligação regular de água”, argumenta o gerente.

Os infratores receberam multa e tiveram o abastecimento cortado e só terão o serviço restabelecido após regularizar. A Embasa calcula o valor com base em critérios como estimativa de consumo, média de consumo anterior, tamanho do imóvel, entre outras.

A população pode denunciar de maneira anônima fraudes no consumo de água, os famosos “gatos”, através do telefone 0800 0555 195, do aplicativo da Embasa, do site atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br ou dos postos de atendimento da empresa na rede SAC.

Fonte: Unidade de Comunicação Empresarial – PCE / Regional de Feira de Santana