Uma das datas mais importantes para o comércio, o Dia das Mães deve aumentar as vendas em 10% nas lojas de Conceição do Coité. A estimativa é do presidente da Câmara dos Dirigentes (CDL), Gildoberto da Silva Ferreira. No ano passado, a comercialização de produtos foi em 8%.
Considerado o maior comércio da região sisaleira, Gildoberto informou ao Portal Massapê que as perspectivas de maior faturamento se devem ao setor de calçados, roupas e perfumaria.
O comerciante Paulo Confecções possui uma loja de roupas há mais de uma década na cidade e afirmou que em sua loja a maior procura são pelas blusas.
“Os filhos gostam de presentear as mães e nossas peças tem bastante qualidade. As blusas lideram as vendas. Por esse motivo, chegam aumentar o faturamento em até 70% ”, comemora.
Apesar da alta demanda, o presidente do CDL afirmou que não existe registros de contratações temporárias por ser um pequeno período e comentou sobre os horários adotados pelos comerciantes devido a data comemorativa.
“Geralmente esses horários acontecem nas primeiras semanas de maio a qual os principais comércios abrem aos sábados á tarde e no domingo, Dia das Mães, até meio dia”, conclui.
Aumento das vendas em todo Brasil
Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o país deve movimentar nesta época, R$ 40,21 bilhões.
As principais presenteadas serão as mães (75%), a esposa (18%), a sogra (16%) e a avó (12%). O levantamento aponta que 18% dos consumidores devem gastar até R$ 100, enquanto 23% compraram presentes entre R$ 101 a R$ 200. Em média, os consumidores pretendem comprar 2 presentes na data, com um ticket médio de R$ 314 considerando todos os gastos.
Entre aqueles que pretendem comprar presentes, 54% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço, 23% consideram que presentear é um gesto importante e 18% têm o costume de presentear as pessoas que gostam.
Em relação aos gastos, 36% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos este ano, enquanto 34% devem comprar mais e 15% comprar menos. Para a maioria dos consumidores ouvidos (70%), os preços dos produtos este ano estão mais caros do que ano passado.
De acordo com os entrevistados, 35% esperam gastar mais este ano do que em 2023, 30% pretendem gastar o mesmo valor e 24% menos. Entre as razões para gastar mais, 44% afirmam que irão comprar um presente melhor, 41% disseram que os produtos que querem comprar estão mais caros e 26% vão comprar mais presentes.
Por outro lado, entre os que vão gastar menos, 25% afirmam que querem economizar, 25% citam o orçamento apertado e 18% a piora do cenário econômico.
“O Dia das Mães é considerado pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda mais importante do ano, perdendo somente para o Natal. O brasileiro tem a tradição de presentear e comemorar, por isso, a expectativa é de muita movimentação no comércio nos próximos dias”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Redação com informações da CNDL
Foto: Raimundo Mascarenhas