A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 586 aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente em um carro, na BR-116, em Tucano, na região sisaleira da Bahia. A abordagem aconteceu por volta das 21h50 de terça-feira (26), no km 275 da rodovia.
A PRF informou que as aves estavam amontoadas em gaiolas pequenas, sem acesso a água ou alimentação, configurando uma situação de maus-tratos. Entre as espécies resgatadas estavam canários e papas-capim. Três aves não resistiram às condições do transporte e morreram.
Segundo a PRF, o motorista do veículo confessou que comprou os pássaros em Caldas Novas, Goiás, e transportava para Caruaru, Pernambuco, com a intenção de vender os animais em feiras livres. Ele foi autuado por crimes ambientais, de acordo com a Lei 9.605/1998, que proíbe o transporte e comercialização de espécies da fauna silvestre sem autorização legal.
Após o resgate, as aves foram encaminhadas aos órgãos ambientais para serem avaliadas e reintegradas à natureza. O homem foi conduzido à delegacia.
Notícias de Santaluz