Uma parceria entre a Embasa e a Prefeitura Municipal de Araci está permitindo a ampliação do abastecimento de água na região. Com as extensões de rede do Sistema Integrado de Abastecimento (SIAA) Araci Norte, mais moradores estão recebendo água tratada. Paralelamente, o escritório local da Embasa intensifica ações de combate a fraudes no sistema.
Na localidade de Caldeirão Novo, o objetivo é regularizar mais de 50 ligações clandestinas. A operação também será expandida para outras áreas rurais do município atendidas pelo sistema. “A unidade regional realizou intervenções para implantar novas ligações e estender redes para várias localidades”, informou Ramon Freire, gerente do escritório local de Araci.
Murilo Lima, gerente da Embasa em Tucano, destacou a importância da iniciativa para reduzir perdas e melhorar o abastecimento. “Além de fortalecer indicadores de combate às perdas, faturamento e arrecadação, também garantimos um fornecimento mais regular, já que muitas ligações estavam irregulares”, explicou.
O SIAA Araci Norte foi implantado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e entregue à Embasa em 2020. A previsão é que, até 2025, sejam implantados mais um poço e um sistema de automação para toda a estrutura. “Junto às ações de combate à perda, essas iniciativas proporcionarão um salto na qualidade operacional do sistema”, afirmou o gerente operacional Ariosto Gravatar.
Notícias de Santaluz